Projeto: A água nossa de cada dia!
Coordenadora: ROSELI MARTINS DE SOUZA
Contato: roselimartins@iq.ufrj.br
Resumo da ação: O projeto visa avaliar a qualidade da água utilizada para consumo direto na escola pública, através da análise microbiológica (determinação de coliformes totais e fecais), e da determinação dos ânions nitrito, nitrato, fosfato, sulfato e fluoreto nas amostras de água coletadas em pelo menos três pontos distintos, na entrada da rede, no reservatório e no filtro por meio da técnica de cromatografia de íons com detecção condutimétrica. em termos de prevenção da cárie dentária. Com base nestas características, existe a preocupação de monitorar as águas de abastecimento público e verificar se as mesmas se encontram em condições de potabilidade.
Projeto: Áreas das Ciências Exatas como opção profissional feminina
Coordenadora: VIVIANE GOMES TEIXEIRA
Contato: vgomes@iq.ufrj.br
Resumo da ação: O papel da mulher na sociedade brasileira mudou drasticamente nos últimos cem anos. Entretanto, ainda é bastante pequeno o número de mulheres que atua na área das ciências exatas e da terra. Deseja-se aqui apresentar a grande importância dessas ciências para o bem estar social, desmitificar a imagem masculina do cientista, apresentar o processo de construção do conhecimento científico às alunas utilizando a pesquisa e o desenvolvimento de experimentos sobre os tema relacionados aos cosméticos, desenvolver metodologias de ensino de ciências baseadas na experimentação. Com essas ações, espera-se aumentar o interesse de jovens alunas pela carreira científica na área dessas ciências
Projeto: Conhecendo o Instituto de Química da UFRJ
Coordenador: RODOLFO SANTOS BARBOZA
Contato: rodolfosb@iq.ufrj.br
Resumo da ação: A ação de extensão “Conhecendo o Instituto de Química (IQ) da UFRJ”, proposta na modalidade de Projeto, em formato híbrido, pretende desenvolver uma ação contínua com escolas do Ensino Básico, através de duas vertentes: atendimento ao público externo por meio de visitas guiadas no IQ da UFRJ, onde professores e alunos de escolas públicas e privadas do Rio de Janeiro poderão adquirir conhecimentos diversos sobre a Ciência Química e áreas correlatas e; atendimento ao público externo por meio das mídias sociais de grandes massas, de forma que o impacto social se torne mais amplo. Sendo assim, o eixo principal da proposta trata da criação de uma ação educativa e social que viabilize a ampliação de horizontes de alunos e professores do Ensino básico sobre as Ciências em geral, com foco especial para a Química, desmistificando conceitos e estereótipos criados sobre os profissionais/trabalhos da referida área, além de discutir aspectos importantes sobre o acesso e permanência nas Universidades brasileiras, tomando como referência a própria UFRJ, através da explanação e discussão dos processos inerentes. Neste interim, será importante a participação do professor como sujeito da ação, envolvido na produção do conhecimento e no diálogo em todas as etapas do processo, de forma que se torne um ponto de apoio para alunos da escola de origem no processo de escolha da profissão, tendo como suporte nossos contatos via “internet”, e podendo ainda, “revisitar” o IQ em momentos oportunos.
Curso: Cromatografia no melhor do nosso conhecimento
Coordenadora: MONICA COSTA PADILHA
Contato: monicapadilha@iq.ufrj.br
Resumo da ação: É enorme a demanda apresentada pelo mercado e pela academia, na busca de profissionais capacitados para trabalhar com cromatografia e técnicas afins. O Laboratório de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico do Instituto de Química da UFRJ (LADETEC/IQ-UFRJ), desde a sua criação atua no desenvolvimento e consolidação de conhecimento na área de cromatografia em suas mais diversas aplicações. O presente curso, através de uma abordagem teórico / prática visa a formação continuada, de qualidade, dos alunos e profissionais da área de química e afins, que desejem obter e / ou ampliar seus conhecimentos na cromatografia.
Curso: Curso de eletrônica básica
Coordenadora: DANIELLA LOPEZ VALE
Contato: daniellavale@iq.ufrj.br
Resumo da ação: A atuação dentro da área científica demanda um “saber fazer” de diversos conhecimentos de forma transdisciplinar, ou seja, conjunto de conhecimentos de diversas áreas integrados para serem aplicados a resolução de um problema. Neste sentido torna-se interessante a apresentação de curso voltado a eletrônica básica, onde esse conhecimento pode ser usado para entender melhor o funcionamento de dispositivos eletrônicos, como fazer a manutenção e até mesmo a construção desses, que podem ser usados por exemplo para construção de instrumentos.
Curso: Curso de linguagem R
Coordenadora: DANIELLA LOPEZ VALE
Contato: daniellavale@iq.ufrj.br
Resumo da ação: A atuação dentro da área científica demanda um “saber fazer” de diversos conhecimentos de forma transdisciplinar, ou seja, conjunto de conhecimentos de diversas áreas integrados para serem aplicados a resolução de um problema. Neste sentido torna-se interessante a apresentação de cursos dinâmicos e objetivos focados em conhecimentos e ferramentas usuais para resolução de problemas científicos, facilitando a transmissão do conhecimento. A linguagem R, objeto deste curso, é uma linguagem de programação de alto nível, focada em resolução de problemas estatísticos, sendo uma linguagem com diversas funções pré-programadas para este fim e aberta (gratuita). O uso deste tipo de linguagem computacional é aplicável a diversas profissões que trabalhem com cálculos baseados em álgebra linear e gráficos, tornando-se, portanto, uma ferramenta interprofissional. Atualmente, ferramentas de programação são cada vez mais indispensáveis para resolução de problemas do dia a dia, permitindo cálculos complexos relacionados, por exemplo a matemática preditiva. Portanto, a criação de um curso propiciando a o treinamento e qualificação nesta área é uma ação extensionista que pode agregar conhecimento tanto a comunidade interna como externa a UFRJ.
Evento: JALEQUIM – IV Encontro Nacional de Jogos e Atividades Lúdicas no Ensino de Química, Física e Biologia
Coordenadora: VIVIAN MARIA SAEZ MARTINEZ
Contato: vivian.saez@iq.ufrj.br
Resumo da ação: O ENCONTRO NACIONAL DE JOGOS E ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO DE QUÍMICA, FÍSICA E BIOLOGIA (JALEQUIM) é um evento bienal promovido pela pareceria entre docentes de universidades Federais do Brasil. O evento surgiu da necessidade de um espaço para congregar os resultados de pesquisas científicas e de práticas didáticas exitosas relacionados ao uso de jogos e atividades lúdicas aplicadas no Ensino de Química, Física e Biologia. Existe um aumento vertiginoso de trabalhos em revistas científicas e eventos sobre atividades relacionadas ao uso de jogos e atividades lúdicas. Nesse sentido, o JALEQUIM visa fomentar discussões que direcionem o uso correto dessas atividades em sala de aula, ampliando, assim, as discussões de cunho teórico-metodológico. Também, cabe destacar que há um universo bastante plural no que tange à ludicidade e tal pluralidade contribui com a inovação didática necessária para promover um ensino de ciências do século XXI, que preze pela promoção de habilidades e competências. Isso se dá pelo fato do uso de jogos e atividade lúdicas favorecem a aprendizagem ativa, o espírito de cooperação e colaboração, a criatividade, a tomada de decisões, o letramento científico, o pensamento crítico, a resolução de problemas, a inovação pedagógica, a criatividade, a comunicação, a colaboração, o engajamento, a responsabilidade social, a demanda de novos saberes atrelados à educação científica e tecnológica, entre outras vantagens.
Projeto: LabCraft
Coordenador: RICARDO CUNHA MICHEL
Contato: michel@iq.ufrj.br
Resumo da ação: A transformação de informação em conhecimento envolve a interconexão dos saberes e a criação de significado para os mesmos. Neste sentido, auxiliar o aluno a reconhecer problemas que lhe interessem e a combinar esforços para solucioná-los, pode afetar positivamente a interconexão e a significação, complementando o processo de Ensino-Aprendizado. Dispositivos eletrônicos são baratos hoje em dia e o interesse dos estudantes por esses dispositivos pode ser utilizado tanto para acessar conteúdos escolares quanto para produzir impacto social pelo uso deste conhecimento. Assim, o projeto consiste na divulgação de conhecimento teórico e prático relacionado à fabricação de dispositivos simples para a exploração de aspectos das Ciências e das Artes. A inspiração para tal foi o ‘movimento maker’, com a noção de compartilhamento de ideias e de pessoas desenvolvendo soluções de forma coletiva. As atividades previstas consistem na montagem de equipamentos simples pelos alunos das escolas, a partir de kits previamente desenvolvidos, seguida da aplicação destes equipamentos. Estes podem ser usados na realização de experimentos, em função de suas habilidades em captar dados reais e afetar objetos físicos, ou para expressão artística, pelas suas habilidades em produzir efeitos luminosos, sonoros ou mecânicos. A interpretação do mundo por ambas estas formas é igualmente relevante e pode ser explorada com o uso de dispositivos e técnicas muito semelhantes.
Projeto: Museu da Química Professor Athos da Silveira Ramos
Coordenador: JULIO CARLOS AFONSO
Contato: julio@iq.ufrj.br
Resumo da ação: O Museu da Química Professor Athos da Silveira Ramos tem por objetivo preservar e divulgar o passado da Química em nosso país, constituindo-se numa iniciativa pioneira no Brasil. O Museu se apresenta em exposições itinerantes em eventos e locais para que um grande número de pessoas possa conhecer a trajetória da química em nosso país e sua relação com o cotidiano. Ele também está aberto à visitação de sua sede, no 5o andar do bloco A do CT. O acervo é representativo do momento político, sócio-cultural, técnico e econômico que a Ciência e a Tecnologia brasileira atravessaram a partir de 1860. Parte desse acervo vem sendo digitalizado desde 2011 para fins de divulgação pública.
Projeto: Prazer, LBCD!
Coordenador: HENRIQUE MARCELO GUALBERTO PEREIRA
Contato: henriquemarcelo@iq.ufrj.br
Resumo da ação: O parque tecnológico do LBCD será disponibilizado para que jovens do ensino médio, técnico e superior possam vivenciar na prática o conhecimento teórico adquirido em sala de aula. A realização de visitas técnicas ao mesmo tempo que permite aos profissionais que atuam no LBCD a vivência e a oportunidade de perceberem seu cotidiano “de bancada” através de olhos e perguntas instigantes daqueles que iniciam sua trajetória acadêmica, promovem a interação visitantes com essa realidade. Além disso, demonstra aos estudantes as possibilidades de atuação no ensino, na pesquisa e na extensão.
Projeto: Qualidade do Ar em Ambientes Fechados E Abertos em Escolas da Rede Pública
Coordenadora: CELESTE YARA DOS SANTOS SIQUEIRA
Contato: celesteyara@iq.ufrj.br
Resumo da ação: Neste projeto a qualidade do Ar de Interiores (QAI) é conduzida em diferentes tipos de ambientes em escolas da rede pública. Os resultados obtidos serão apresentados na forma de vídeos para a comunidade com o cunho educativo e social. É importante que seja apresentada práticas ecologicamente corretas para incutir um maior discernimento ambiental. A pandemia trouxe dificuldades na realização de atividades presenciais, dessa forma atividades remotas foram incluídas no projeto, como por exemplo, vídeos educacionais. Após a pandemia amostragem e analise do ar voltarão a ser feitas a fim de obter dados epidemiológicos que permitam medidas públicas e educacionais à população.
Evento: Química e Sustentabilidade
Coordenadora: Ana Lúcia de Lima
Contato: analima@iq.ufrj.br
Resumo da ação: Questões relacionadas ao aquecimento global, à redução da geração de resíduos e à emissão de gases de efeito estufa, são alguns fatores que impulsionam o desenvolvimento da economia circular. Trata-se de um processo que substitui o conceito linear, aproveitando ao máximo os recursos que já se encontram em uso, permitindo a reutilização e a reciclagem de materiais, eliminando desperdícios. No entanto, para esse processo funcionar é necessária a participação não apenas de pesquisadores e governantes, mas também o envolvimento e incentivo de empresas e da população em geral. Desse modo, o evento em questão pretende, através de palestras, seminários, mesas-redondas e minicursos, corroborar com a disseminação de informações a respeito de assuntos relacionados à química verde, sustentabilidade e economia circular. Serão dois dias por ano de evento com participações de palestrantes discutindo sobre os assuntos citados. As palestras e seminários têm como objetivo abordar os seguintes assuntos: o papel da ciência rumo à economia circular; quais as ações para um futuro sustentável; a indústria química e outros segmentos atuando na química verde; entre outros.