Núcleo de Análises Forenses – NAF

O Núcleo de Análises Forenses (NAF) foi criado em 2018 com o objetivo de fomentar a pesquisa, ensino, extensão e prestação de serviços dentro da área de Química Forense. Estudos em ciências forenses estão associados a metodologias que visam comprovar, detalhadamente, as evidências criminais pertinentes aos fatos ocorridos ou traçar estratégias de combate à criminalidade. Desta forma, o NAF vem a atender esse importante segmento, sendo formado por um conjunto de Laboratórios Associados ao LADETEC/ IQ-UFRJ e apoiado pelos demais, tendo como coordenadores a professora Gabriela Vanini Costa e o professor Francisco Radler de Aquino Neto. Seu foco principal são as análises, investigações e pesquisas em matrizes forenses, utilizando técnicas analíticas de alto desempenho. Dentre outras, acromatografia gasosa acoplada a espectrometria de massas quadrupolar (CG-EM), cromatografia gasosa acoplada a espectrometria de massas em tandem (CG-EM/EM), cromatografia gasosa bidimensional abrangente acoplada a espectrometria de massas por tempo de voo (CG×CG-EMTdV) e a cromatografia líquida acoplada a espectrometria de massas de alta resolução (LC-MS) e triploquadrupolar (CL-QqQ).

O NAF – LADETEC / IQ – UFRJ participa de Acordo de Colaboração com o Laboratório Central do departamento de Polícia Federal (DPF-DF) ecom o Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE), do Departamento Geral de Polícia Técnico-Científica da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro – DGPTC/PCERJ e em parceria com outras instituições como o ICICT – FIOCRUZ, ilustrando a importância desse Núcleo para a área de Química Forense e Toxicologia.

Linhas de pesquisa

  • Análise de drogas de abuso e substâncias controladas

Análise qualitativa e quantitativa de drogas de abuso como cocaína, maconha, dentre outras e seus componentes químicos remanescentes dos processos de refino e fabricação. Identificação de materiais apreendidos e comercializados por via eletrônica, visando a identificação de seus componentes e possíveis adulterações.

 

  • Análise química de amostras de inalantes

Determinação do perfil químico de amostras de inalantes com o objetivo de correlacionar dados de apreensão com possíveis rotas de origem geográfica de consumo, produção e venda.

 

Serviços prestados

  • Geoquímica Forense

Avaliação geoquímica de petróleos e derivados quanto à origem, maturação e grau de biodegradação, através do estudo da composição qualitativa e quantitativa dos biomarcadores presentes, e correlação com casos de adulteração, desvios de material e acidentes ambientais. Busca de novos marcadores químicos.

  • Análise de Drogas de Abuso e Designer Drugs

Análise qualitativa e/ou quantitativa de amostras de drogas de abuso/designer drugs (Perfil Químico – Fingerprinting) através de técnicas cromatográficas acopladas a espectrometria de massas e espectrometria de massas de ultra-alta resolução (Orbitrap-MS).

  • Análise de adulteração de combustíveis e derivados

Análise qualitativa e/ou quantitativa de amostras de combustíveis e derivados com suspeita de adulteração. Utilização de planejamento experimental e métodos quimiométricos classificatórios para gerar resultados mais rápidos e confiáveis.

  • Adulteração de bebidas

Análise qualitativa e/ou quantitativa de amostras de bebidas com suspeita de adulteração na composição química. Utilização de planejamento experimental e métodos quimiométricos classificatórios para gerar resultados mais rápidos e confiáveis

 

Departamento: Química Analítica (DQA)

Localização: Laboratório de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico – LADETEC / IQ – UFRJ, Avenida Horácio Macedo, 1281, Polo de Química, Bloco C, CEP: 21941-598, Ilha do Fundão, Cidade Universitária, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Telefones: + 55 (21) 39387876 – IQ-DQA (Sala 517); + 55 (21) 39383756 – LADETEC (Gabinete 9)

 

Professores Coordenadores:

Gabriela Vanini Costa

Francisco Radler de Aquino Neto

 

Página Eletrônica: NAF

Email para contato:
gabrielavanini@iq.ufrj.br

radler@iq.ufrj.br